Encceja 2017 – Inscrições e Datas

O mercado de trabalho já está muito complicado para quem possuí o certificado do ensino médio nas mãos. Agora imagine a situação de não ter nem isso para lhe dar vantagem na procura de um bom emprego? Existem formas mais simples de se conseguir o diploma de ensino médio para as pessoas que já deveriam ter cursado esse grau de escolaridade.

Entre o ano de 2009 e 2016, um certificado era emitido para as pessoas que faziam o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e atingiam a nota mínima requerida para conseguir esse benefício. Porém, devido a mudanças ocorridas no Enem, divulgadas em janeira pelo Governo Federal, o certificado de conclusão do ensino médio será conseguido na prova do Encceja. Antes do certificado fazer parte do Enem, o Encceja já o distribuía até que houve a separação.

Inscrição e Prova

O certificado do ensino médio ainda valerá para quem fez o Exame Nacional de 2016, não modificando em nada para quem passou na prova. As mudanças serão válidas para o segundo semestre de 2017, quando deve ocorrer as inscrições para a prova do Encceja. A inscrição é gratuita e o candidato deve ter no mínimo 18 anos.

Para os brasileiros que estão no exterior, vivendo em outros países, o Encceja continuava valendo como um meio para ganhar o certificado de ensino médio. Durante esse tempo as matérias exigidas na prova eram as de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias, Matemática e suas Tecnologias, Ciências da Natureza e suas Tecnologias e Ciências Humanas e suas Tecnologias, além da redação.

Não se sabe ao certo se a prova manterá esse formato, já que até mesmo o Exame Nacional do Ensino Médio pode sofrer algumas alterações como deixar de exigir que o candidato tenha de fazer uma redação.

Data das provas

Ainda não se sabe ao certo qual será a data de inscrição e também da realização da prova do Encceja. As mudanças aconteceram em janeiro e sobe o Governo vigente outras modificações ainda podem acontecer com as principais provas do país. O que está certo é que o Encceja será o meio de conseguir um certificado para o ensino fundamental e também para o médio.